Instituto Confúcio da Universidade Eduardo Mondlane realiza evento de celebração do Festival do Meio-Autuno
Na manhã do dia 6 de outubro , o Instituto Confúcio da Universidade Eduardo Mondlane realizou com sucesso um evento de celebração do Festival do Meio-Autuno. Envento esse que foi dividido em duas partes: uma palestra cultural e um passeio divertido no jardim. Mais de 200 pessoas participaram, incluindo todos os funcionários chineses e moçambicanos do Instituto Confúcio, bem como os estudantes de língua chinesa.
Primeiro, o Diretor Moçambicano do Instituto, Yasine, deu as boas-vindas aos professores e alunos presentes no evento. Ele apontou que o aprendizado de língua e a troca cultural são inseparáveis; como estudantes de língua chinesa, é necessário conhecer a cultura tradicional chinesa, e o Festival do Meio-Autuno de hoje proporciona uma oportunidade tão rara para todos. Acredita-se que, por meio deste evento, todos poderão ter um conhecimento e compreensão mais aprofundados sobre a cultura tradicional do Festival do Meio-Autuno.
Subsequentemente, o professor Li Shiqiao apresentou aos presentes conhecimentos básicos sobre a origem, costumes e poemas do Festival do Meio-Autuno, permitindo que os alunos conhecessem essa importante festa tradicional chinesa e entendessem o significado da festa por trás da saudade aos parentes e à terra natal.
O local foi dividido em diferentes áreas de experiência cultural. Os participantes circulavam e se divertiam entre as áreas, ao mesmo tempo experimentavam os costumes tradicionais do Festival do Meio-Autuno e sentiam o charme da cultura chinesa.
Este evento de celebração do Festival do Meio-Autuno, cuidadosamente planejado pelo Instituto Confúcio da UEM, não apenas trouxe um espetáculo audiovisual aos amantes da língua chinesa em Moçambique, mas também permitiu que todos conhecessem mais aprofundadamente a cultura do Festival do Meio-Autuno chinês por meio de experiências interativas, jogos e comidas tradicionais, aprofundando ainda mais as trocas culturais entre a China e Moçambique.