9 estudantes do Instituto Confúcio da Universidade Eduardo Mondlane partem para estudar na Universidade Normal de Zhejiang
Em Abril de 2024, o Instituto Confúcio da Universidade Eduardo Mondlane (IC-UEM) iniciou o processo de inscrição para a Bolsa de Estudos Internacional de Professores de Chinês de 2024. Após etapas como recomendação do instituto, avaliação da instituição e entrevista remota, 9 estudantes destacaram-se em uma concorrência acirrada e conquistaram a bolsa.
No dia 18 de Agosto, à tarde (horário local), os estudantes abaixo partiram para a Universidade Normal de Zhejiang, na China, para um ano de estudo intensivo de chinês:
Lu Ruchu (RUTE LUCAS BANZE)
Meng Zhidi (JUDITE ERNESTINO MACHAVA)
Dai Xiya (DÉRCIA MANUEL MARRIME)
Li Ruo (LEONOR ANTÓNIO MANGANHE)
Si Feng (SILVÂNIA FRANCISCO MANJATE)
Dama (DALMA SÓNIA SALVADOR WATE)
Luo Lai (ROQUE ROGÉRIO BRUJANE)
Ma Dong (DÉRCIO ANTÓNIO MASSEPUANE)
Danya (TÁNIA ANTÓNIO MUCONA)
A Bolsa de Estudos Internacional de Professores de Chinês dedica-se a formar professores nativos de chinês, forças de reserva e especialistas de alto nível em chinês em vários países, oferecendo dois tipos principais de bolsas: educação académica e estudos intensivos. Ela financia jovens talentosos para se formarem e adquirirem graus académicos ou para realizar estudos intensivos de curta duração na China, apoiando a construção de uma base de profissionais de ensino de chinês internacional.
A Universidade Normal de Zhejiang, localizada na cidade de Jinhua, província de Zhejiang, é uma importante universidade estatal de nível geral com destaque na formação de professores, dotada de recursos educacionais abrangentes e uma equipe docente internacionalizada. Espera-se que, num futuro próximo, estes estudantes se tornem pontes no intercâmbio cultural entre a China e a Moçambique, contribuindo para o fortalecimento da amizade entre os dois países.