Das 9h às 13h do dia 12 de Junho, horário local, a 25.ª Equipe Médica da China de Apoio à Moçambique realizou a “Atividade de Consultas Médicas Gratuitas” — parte da série de eventos comemorativos dos 50 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre China e Moçambique — no Posto de Saúde de Incassane (Centro de Saúde Rural de Incassane) em Katembe, Moçambique.

Estudantes e professores do Instituto Confúcio da Universidade Eduardo Mondlane (IC-UEM) actuaram novamente como tradutores no local durante esta série de consultas, contribuindo para o sucesso da actividade.

 

 

A consulta médica gratuita ofereceu serviços de diagnóstico e tratamento em múltiplas áreas e distribuiu medicamentos básicos a mais de 300 moradores locais que vieram consultar-se, de forma ordeira no local refletindo a profunda amizade entre os povos de China e Moçambique. Estudantes e professores do IC-UEM participaram activamente de tarefas como tradução, orientação, logística e garantia de saúde, estabelecendo uma ponte de comunicação entre os moradores locais moçambicanos e os médicos chineses de apoio, bem como entre pacientes e profissionais de saúde, fornecendo suporte sólido para o sucesso da atividade.

 

 

Ao longo dos anos, a Equipe Médica da China de Apoio à Moçambique tem beneficiado o povo moçambicano com caridade e perícia médica, e contado histórias da China com acções práticas. No futuro, o IC-UEM continuará a fortalecer a cooperação e o intercâmbio com a Equipe Médica da China, apoiando-se mutuamente e progredindo juntos, para beneficiar a população local com acções práticas e impulsionar constantemente a amizade entre China e Moçambique com novas energias e motivações.