A sessão de avaliação de relatórios de graduação do Instituto Confúcio da UEM no primeiro semestre de 2025 é realizada com sucesso
Às 9h da manhã do dia 30 de Junho, horário local, o Instituto Confúcio da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) realizou com sucesso a sessão de avaliação de relatórios de graduação do curso de Licenciatura em Língua, Cultura e Literatura Chinesa no primeiro semestre do ano letivo de 2025.
O evento contou com a participação de 8 estudantes, incluindo 5 ex-estudantes e 3 formandos do ano actual. O diretor chinês Liu Jichao e vários professores participaram integralmente do processo de avaliação.
A sessão de avaliação foi dividida em dois grupos: dissertações académicas e relatórios de tradução, abrangendo múltiplos estágios, desde discussão de temas, revisão de esquemas, retornos de pré-avaliação até apresentações orais na avaliação oficial. Os professores avaliaram minuciosamente cada relatório de graduação, não apenas identificando problemas na escrita das dissertações, mas também ressaltando a importância da normatização académica e propondo sugestões de revisão específicas. A atitude rigorosa e a orientação profissional dos professores garantiram uma base sólida para a melhoria da qualidade geral dos relatórios de graduação.
Após discussões minuciosas do júri, os relatórios de graduação de 7 estudantes foram aprovados com sucesso, atendendo os requisitos de formatura. Dentre eles, o aluno Ye Ke, por meio do trabalho “Estudo Comparativo de Provérbios Temáticos de Animais entre Chinês e Português”, analisou os modos de pensar e valores sob diferentes contextos culturais entre China e Moçambique, fornecendo referências linguísticas e culturais para o intercâmbio transcultural, o que contribui para reduzir desvios de compreensão, aumentar a identificação mútua e promover a comunicação cultural. A aluna Lu Shimo, tomando como objeto de tradução a “Estratégia Nacional de Desenvolvimento 2025–2044” publicada pelo governo moçambicano, analisou a linguagem e o estilo de textos oficiais, aprofundando a compreensão da estratégia de desenvolvimento do governo moçambicano e, por meio de comparações entre China e Moçambique, explorou as semelhanças e diferenças entre os dois países na formulação de estratégias de desenvolvimento.
O relatório de graduação é a última tarefa importante do período de graduação dos alunos do Instituto Confúcio da UEM. O instituto mantém consistentemente o sistema de orientação integral por professores, guiando cuidadosamente os estudantes desde a escolha do tema, a escrita até à revisão, garantindo que eles exibam plenamente as suas sólidas competências em chinês e compreensão transcultural nos relatórios de graduação. A realização bem-sucedida desta sessão de avaliação não apenas constituiu uma revisão abrangente dos resultados educacionais, mas também adicionou mais um lote de excelentes estudantes de chinês ao mercado de trabalho moçambicano. Congratulamo-nos com todos os estudantes aprovados e desejamos que apliquem os seus conhecimentos em suas carreiras futuras, continuando a contribuir para o intercâmbio cultural entre China e Moçambique.