Às 10 horas da manhã do dia 4 de Julho, hora local, na sala de reuniões do Departamento de Imóveis da filial do Grupo Yuxiao em Maputo, teve lugar com sucesso, a cerimónia de inauguração da primeira turma de curso de Língua Portuguesa, organizada em colaboração pelo Grupo Yuxiao de Jinan e o Instituto Confúcio da Universidade Eduardo Mondlane.

 

Zou Zheng, em nome do Grupo Yuxiao, deu as boas-vindas e reiterou que mais do que uma  medida importante para melhorar a capacidade dos funcionários, este curso de Língua Portuguesa refletia a grande atenção que a empresa presta à estratégia de desenvolvimento local. Subsequentemente, Ye Ke, formador de Língua Portuguesa, fez uma breve apresentação do conteúdo do curso. Mencionou que o curso adoptaria métodos de ensino altamente práticos e interativos, ajudando os alunos a dominar rapidamente os conhecimentos básicos do português e aplicá-los flexivelmente no trabalho prático. Liu Jichao, Diretor Executivo chinês do Instituto Confúcio da Universidade Eduardo Mondlane, no seu discurso agradeceu o forte apoio do Grupo Yuxiao. Ele salientou que o Instituto Confúcio continuaria a proporcionar serviços de ensino de línguas de alta qualidade e práticos às empresas chinesas no exterior.

 

 

O curso de Língua Portuguesa tem a duração de dois meses. As aulas decorrem duas ou três vezes por semana. O conteúdo do curso abrange vários aspetos, como fonética básica do português, comunicação diária e costumes culturais. Após o término do curso, os alunos terão um nível inicial de português, o que proporcionará um sólido suporte linguístico para o intercâmbio futuro entre China e Moçambique e a colaboração em projetos. Esta turma é a primeira tentativa de cooperação em ensino de línguas entre o Grupo Yuxiao e o Instituto Confúcio da Universidade Eduardo Mondlane, e de estabelecimento de uma boa base para uma cooperação mais aprofundada entre empresas e instituições de ensino superior no futuro.