No dia 19 de Junho, a Universidade Eduardo Mondlane realizou o seu tradicional Dia Aberto anual, oferecendo serviços de consultoria sobre a admissão à universidade e orientação profissional aos alunos do Ensino Secundário local.No evento, diversas faculdades, escolas e centros da UEM montaram estandes para proporcionar um serviço de “consultoria em um só lugar” aos alunos e aos seus pais e encarregados de educação.

O evento atraiu mais de mil alunos do Ensino Secundário e familiares. O ambiente esteve repleto de participantes e a atmosfera bastante animada. Todos os professores e representantes de estudantes do Instituto Confúcio da Universidade Eduardo Mondlane participaram activamente deste evento.

Para receber este Dia Aberto, os professores e estudantes do Instituto Confúcio da UEM decoraram o estande com muito cuidado, prepararam prospectos de inscrição para os cursos de curta duração de Mandarim, exibiram manuais de ensino e aprendizagem de Mandarim e vários tipos de obras literárias sobre a cultura chinesa. Além disso, apresentaram um quadro inteligente que exibia vídeos promocionais do Instituto Confúcio, bem como a estrutura dos cursos e as atividades culturais. No local do evento, foram também realizados diferentes projetos de experiências culturais variados e interessantes, incluindo caligrafia, experiência com hanfu (roupa tradicional chinesa), kung fu e jogos tradicionais, entre outros, que foram muito apreciados pelos alunos. O Instituto Confúcio também ofereceu lindos brindes aos alunos que participaram das atividades de experiência.

 

 

Durante o evento, o Magnífico Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Professor Doutor Manuel Guilherme Júnior, e o Diretor da Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Professor Doutor Samuel Quive visitaram o estande do Instituto Confúcio. Eles expressaram plena aprovação aos resultados do ensino e à exibição cuidadosamente preparada pelo Instituto Confúcio, além de elogiar muito o conteúdo de experiências culturais no estande. A professora voluntária Wang Yuxing escreveu seus nomes em Chinês, o que recebeu uma resposta calorosa do Magnífico Reitor.

 

 

Este evento do Dia Aberto da universidade Eduardo Mondlane proporcionou uma valiosa oportunidade para os jovens moçambicanos conhecerem o Instituto Confúcio e o curso de Mandarim, estimulando o seu interesse em aprender a língua chinesa e, impulsionando ainda mais o intercâmbio cultural e a cooperação educacional entre a China e Moçambique.