Na manhã do dia 3 de abril, hora local, realizou-se a cerimónia de abertura dos novos alunos do Instituto Confúcio da Universidade de Mondlane para o ano letivo de 2025 e a cerimónia de entrega das bolsas de estudo “Victor”, no anfiteatro de aulas do rés do chão do Instituto.

O Prof. Dr. Samuel António Quive, Diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, felicitou os estudantes premiados e desejou que eles usem as suas bolsas de estudo com sabedoria e se concentrem mais nos seus estudos.

Disse ainda que em 2025, altura em que Moçambique celebra o seu 50º aniversário da independência, espera que os estudantes de língua chinesa aproveitem esta oportunidade para desempenhar um bom papel de “pontes”, valorizem a oportunidade de aprender chinês e promovam o desenvolvimento das relações bilaterais China-Moçambique.

Liu Jichao, Diretor chinês, expressou os seus sinceros agradecimentos à Embaixada da China em Moçambique, à Universidade Eduardo Mondlane e à Empresa Victor pelo seu apoio a longo prazo, deu as boas-vindas aos novos estudantes da turma de 2025 para se juntarem à família do Instituto Confúcio, e esperou que os estudantes estabelecessem uma boa base, perseverassem e crescessem para se tornarem talentos bilingues de alto nível que possam promover o intercâmbio amigável entre a China e Moçambique.